Parece que foi ontem que começámos, e já acabou a nossa "Fille du Régiment"...

Depois de tudo feito e vivido, não posso deixar de expressar, publicamente, a minha alegria por uma "viagem" que em muitos aspectos superou as minhas mais elevadas expectativas.

Quem quer que se dedique a um ofício artístico, ainda que deva acima de todas as coisas ouvir a sua própria "voz" interior e obedecer ao seu mais íntimo impulso, não pode deixar de ouvir o público. E a resposta esmagadora do público a este nosso espectáculo é sem dúvida uma das coisas que dele sempre guardarei. Para esse público vai o meu primeiro agradecimento: por terem enchido a sala do Teatro em tempo de dificuldades, e por nos terem brindado com o aplauso caloroso e genuíno, que com o tempo aprendemos a distinguir e identificar.

Em segundo lugar, quero agradecer, mais uma vez e publicamente, à equipa que me rodeou e que comigo assina este espectáculo: Luís Santos (cenário), Maria Gonzaga (figurinos), Paulo Sabino (luz) e Sónia Aragão (assistência de encenação e movimento). Sem vocês, nada disto seria possível, e vocês sabem-no. O vosso empenho, dedicação, talento, sensibilidade, profissionalismo e, em muitos momentos, pura AMIZADE, foram a massa de que isto foi feito. E vê-se! Obrigado, do fundo do meu coração!

E tenho de incluir nesta ideia de "equipa" o Maestro Rui Pinheiro... Ele a isso me obriga, tal foi a proximidade com que trabalhámos ao longo de todo o processo. A sua presença e cuidado constantes facilitou em muito o trabalho de todos, e aumentou ainda mais o prazer que seria sempre trabalhar com este companheiro de tantas outras "batalhas"! Parabéns, Maestro, e obrigado pela tua total disponibilidade, franqueza de diálogo, e pela paixão com que fazes música!

A seguir, quero agradecer a todo o elenco: Cristiana Oliveira, Alessandro Luciano, Luís Rodrigues, Patrícia Quinta, João Oliveira, Paula Fonseca, Phillipe Leroux, Frederico Santiago, Carlos Silva e Pedro Augusto. O vosso talento e extraordinária capacidade de trabalho facilitarão a vida a qualquer encenador, em qualquer palco do mundo! Obrigado pelo privilégio de vos dirigir, e pela alegria diária dos ensaios!

Agradeço também, profundamente, ao Coro do TNSC, pela entrega e dedicação, em condições por vezes difíceis, e por me "acolherem" da melhor maneira pela segunda vez, agora como encenador, depois de já me terem "recebido" como cantor há 13 anos. E à OSP pela amizade de sempre, e pelo apoio incondicional.

Numa casa que já sinto como minha, não posso deixar de agradecer também a toda a equipa técnica, artística e administrativa do TNSC, e entre eles à Alda Giesta, ao Francisco Vicente e à Alessandra Toffolutti, por todo o apoio que recebi, desde o primeiro momento.

Por último, quero deixar uma palavra de especial gratidão ao meu querido amigo João Paulo Santos.
Já perdi a conta aos momentos importantes (alguns, diria mesmo, determinantes) da minha carreira profissional e artística que começaram numa centelha do olhar vivo, corajoso e perspicaz deste grande senhor da música e da ópera em Portugal.
Maestro: por tudo, e muito mais, OBRIGADO! Não posso pedir maior consagração do que saber que terei correspondido à expectativa que depositaste em mim!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Documentário "Dragões"

NOVO SITE!

STAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL