Um, Nenhum e Cem Mil




Finalmente vê a luz um projecto já com dez anos...

"Um, Nenhum e Cem Mil" é a adaptação para teatro da novela de Luigi Pirandello, «Uno, Nessuno e Centomila».
O espectáculo que resulta dessa adaptação é a minha mais recente encenação, e estreia já no próximo dia 14 de Dezembro, às 21h30, no Teatro Taborda.

Para já, apresentamos esta criação no âmbito do meu Mestrado em Encenação na ESTC. Depois, logo se verá... porque espero que o projecto não se fique por aqui!

O elenco é composto por Adriana Moniz, Alexandre Ferreira, Francisco Sousa, Miguel Sopas e Pedro Saavedra, amigos que quiseram partilhar comigo esta aventura, bem como a Maria Luísa Carles, que dirigiu a produção, e o Paulo Sabino, que iluminou a cena.


Deixo-vos uma pequena sinopse, e os dados das três únicas apresentações que, para já, irá haver.

Vitangelo Moscarda, burguês instalado na vida e algo ocioso, vê-se aturdido, devido a uma observação banal da mulher sobre o seu nariz, pela mais terrível das descobertas: nós, que nos julgamos um, somos na realidade tantas pessoas diferentes quantos aqueles que nos observam. Não podemos ver-nos viver (o espelho vai revelar-se um falhanço em toda a linha) e menos ainda agarrar esse elusivo 'eu', que é diferente para todos os que nos vêem. Um pateta para a mulher, um ingénuo incapaz para os administradores do banco de que é dono, e mais que tudo, um usurário desapiedado para os habitantes da sua cidade, Moscarda lança-se na experiência de destruir, um a um, os vários Moscardas que fazem dele. Depois de quase lhe provocar a morte, tal experiência vai fazê-lo perder a família e a riqueza, levando-o finalmente à paz na loucura e no despojamento.


Teatro Taborda - Lisboa
14, 15 e 16 de Dezembro, às 21h30

ENTRADA LIVRE!

(evento no Facebook)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Documentário "Dragões"

NOVO SITE!

STAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL