La Folle Journée
Estreia dia 28 de Fevereiro, no Cine-Teatro Joaquim de Almeida (Montijo), o espectáculo "La Folle Journée", uma das minhas últimas aventuras. E que aventura!
"La Folle Journée" é uma adaptação da ópera de Mozart, "As Bodas de Fígaro".
Trata-se de uma versão que se destina a levar a obra-prima de Mozart a todos os públicos, independentemente da sua relação com a música erudita, ou da sua idade.
Para isso, a complexa história original e a sua profusa partitura foram abreviadas e rearranjadas, para construir um espectáculo mais acessível, embora sempre fiel à sua fonte.
Além dos números musicais, interpretados no italiano original, há um narrador que comenta e completa a história - naturalmente em português.
Foi feito um novo arranjo musical, para piano, violino, clarinete e fagote, e ainda uma "ginástica" muito especial com o elenco, em que alguns cantores interpretam mais do que um papel...
O resultado final, esperamos nós, é um espectáculo leve e despretensioso, e por isso mesmo fiel ao espírito "mozartiano" tal como o conhecemos ou imaginamos...
Comecei por ser convidado a assegurar a encenação deste espectáculo, desafio que abracei com todo o gosto, na sequência do meu "regresso" à encenação, de que já aqui falei.
Quis o destino que um dos cantores que integrou o projecto desde o início - Diogo Oliveira - se visse "exilado" em Espanha precisamente nesta altura... de modo que acabei por ter de assegurar também os papéis de Conde e de Fígaro!
E é assim que quem for assistir a esta "louca jornada" vai ter o prazer (?) de ver e ouvir o meu trabalho, simultaneamente no palco e "por trás" dele...
Comigo estarão...
Soprano JOANA SIQUEIRA
Mezzo Soprano LUCINDA GERHARDT
Soprano LUCÍLIA DE JESUS
Violino JORGE TEIXEIRA
Fagote VERA DIAS
Clarinete e Arranjos Musicais HELDER GONÇALVES
Piano e Direcção Musical ANA JACOBETTY
Narradora CÉLIA MARIA
Com esse elenco promete... Gostava de estar cá em Portugal para fazer parte do público mas, ficará para uma próxima vez!
ResponderEliminarMuito sucesso!
É bom saber que continuas a palpitar, Mário!!
ResponderEliminarMontes de sorte para o teu Mestrado e para esta peça!
Abraço foliónico,
Carlos Paulo.
Eu lá estarei ;)
ResponderEliminarum abraço,
Diogo