Chega ao fim o Indie Lisboa 2008




Foi este Domingo, 3 de Maio, numa cerimónia de encerramento em que foram anunciados os vencedores das diversas categorias, seguida da exibição do filme "It's a free world" de Ken Loach.

Podem encontrar a lista completa dos premiados no site do Indie.

Quanto ao Prémio Amnistia Internacional, - cujo Júri integrei, como sabem - foi atribuido ao filme "Don Roberto's Shadow", uma curta-metragem espantosa sobre a vida de um ex-preso político chileno que resolve ir viver o resto dos seus dias nas instalações abandonadas do campo de detenção onde tinha estado aprisionado.
Decidimos também atribuir duas menções honrosas: uma a "Terra Sonâmbula", longa-metragem portuguesa filmada em Moçambique com uma história simultaneamente realista e mágica passada no fim da guerra civil, e outra a "Import Export", um filme austríaco extremamente duro que retrata os problemas da emigração e da luta pela sobrevivência numa Europa marcada pela abertura de fronteiras, ainda na ressaca do esboroar do chamado "bloco de leste".

Foi um prazer e uma honra participar neste Festival, com uma organização irrepreensível, de uma generosidade contagiosa.
O "meu júri" revelou-se um grupo divertido e estimulante de pessoas com ideias suficientemente diferentes e suficientemente parecidas para que a discussão fosse sempre agradável e frutuosa. Fica aqui um abraço especial à Laurinda Alves, à Soraia Chaves, e também à Irene Rodrigues, a representante da Amnistia Internacional que trabalhou directamente conosco e que muito nos ajudou nesta tarefa nada fácil.

Finalmente, deixo-vos aqui um pequeno video, feito pela Laurinda Alves para o seu blog, onde se fala um pouco sobre esta coisa de ser júri, sobre o filme vencedor, e também sobre lucidez e loucura...


Comentários

  1. A curta-metragem "Don Roberto's Shadow" ( que tive opurtunidade de ver, numa das muitas expedições que fiz ao Indie este ano) estava excelente, foi um prémio verdadeiramente merecido!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Documentário "Dragões"

NOVO SITE!

STAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL