[ View Guestbook ] [ Sign Guestbook ]

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Chega ao fim o Indie Lisboa 2008




Foi este Domingo, 3 de Maio, numa cerimónia de encerramento em que foram anunciados os vencedores das diversas categorias, seguida da exibição do filme "It's a free world" de Ken Loach.

Podem encontrar a lista completa dos premiados no site do Indie.

Quanto ao Prémio Amnistia Internacional, - cujo Júri integrei, como sabem - foi atribuido ao filme "Don Roberto's Shadow", uma curta-metragem espantosa sobre a vida de um ex-preso político chileno que resolve ir viver o resto dos seus dias nas instalações abandonadas do campo de detenção onde tinha estado aprisionado.
Decidimos também atribuir duas menções honrosas: uma a "Terra Sonâmbula", longa-metragem portuguesa filmada em Moçambique com uma história simultaneamente realista e mágica passada no fim da guerra civil, e outra a "Import Export", um filme austríaco extremamente duro que retrata os problemas da emigração e da luta pela sobrevivência numa Europa marcada pela abertura de fronteiras, ainda na ressaca do esboroar do chamado "bloco de leste".

Foi um prazer e uma honra participar neste Festival, com uma organização irrepreensível, de uma generosidade contagiosa.
O "meu júri" revelou-se um grupo divertido e estimulante de pessoas com ideias suficientemente diferentes e suficientemente parecidas para que a discussão fosse sempre agradável e frutuosa. Fica aqui um abraço especial à Laurinda Alves, à Soraia Chaves, e também à Irene Rodrigues, a representante da Amnistia Internacional que trabalhou directamente conosco e que muito nos ajudou nesta tarefa nada fácil.

Finalmente, deixo-vos aqui um pequeno video, feito pela Laurinda Alves para o seu blog, onde se fala um pouco sobre esta coisa de ser júri, sobre o filme vencedor, e também sobre lucidez e loucura...


1 Comments:

At 7 de maio de 2008 às 22:17, Blogger Cebola Chorona said...

A curta-metragem "Don Roberto's Shadow" ( que tive opurtunidade de ver, numa das muitas expedições que fiz ao Indie este ano) estava excelente, foi um prémio verdadeiramente merecido!

 

Enviar um comentário

<< Home

[ View Guestbook ] [ Sign Guestbook ]