"Capitães de Abril" na RTP

Pelos vistos vai passar a ser tradição, tal como exibir o "It's a Wonderful Life" no Natal, e o "Ben-Hur" na Páscoa...

Quarta-feira é 25 de Abril, e a RTP1 exibe, às 15h, o filme "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros.




Nunca me esquecerei da experiência incrível que foi participar naquela que ainda hoje é considerada a única "super-produção" do cinema português (embora co-produzido...).

Sim, também pelo gigantismo de toda a "operação", mas principalmente pelo modo singular como essa megalomania técnica e logística nunca conseguiu esmagar o profundo envolvimento emocional de todos no projecto. Desde a realizadora ao mais fugaz figurante, vibrava em cada dia de filmagem um entusiasmo raro na "indústria". Coisas do 25 de Abril, data que felizmente ainda diz muito a muitos de nós...

Não é um filme perfeito, talvez até nem seja muito bom. Se calhar não poderia sê-lo, precisamente pela falta desse distanciamento crítico que a emoção roubou aos criativos que o fizeram. Mas perpassa em todo ele essa mesma emoção, essa mesma palpitação, e isso vale sempre a pena.

É a mesma emoção que me traz orgulhoso de ter feito a minha pequena parte deste filme. Tão pequena, que os mais distraídos ou mais "diuréticos" podem facilmente perdê-la.

E que pena que é não verem o vosso amigo a fugir das balas dos reacionários... :-)







(na Rua do Arsenal, Maria de Medeiros explica ao actor Mário Redondo - aspirante Ary - como deve interpretar a parte de uma cena - in Expresso)

Comentários

  1. Eheheh! Depois de te conhecer é que dei por ti lá! Já és um clássico, está visto. Há o Santa "Claws" e o Mário no 25 de Abril. Bonito filme. Gosto muito. :-)

    ResponderEliminar
  2. Ouve lá, ó "Ben-Hur", não para aí umas novidades? Uma pessoa não passa por cá há meses, dá um jeitinho, e está tudo na mesma?!

    Homem, desassossega o teu público! :-D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Documentário "Dragões"

NOVO SITE!

STAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL